Saúde à bancarrota


Gente, gente, gente! Densas nuvens sobre a cabeça do Clubinho. Esse povo tem a nuvem de azar personalizada, não? Primeiro, a Dengue explode na cidade, com relatos de pessoas de todas as regiões. Depois, surgem carrapatos em volume alarmante. O que mais vem por aí? Mas meu assunto central não é esse. 

Meu foco é posto de saúde, mais especificamente a unidade básica da Vila Marieta. De largada, é mais uma unidade onde telefone parece ser de enfeite. Desde 9 horas que ninguém atende. Será que deu o mesmo problema da GM?

A coisa por lá anda bem legal, viu. Um morador da região contou, por exemplo, que a auxiliar de enfermagem gosta de ter um canhão seguidor. Quem carrega o instrumento? O paciente que quer um curativo e precisa buscar a ilustre do lado de fora porque está fumando.

Desde metade do ano passado, a "competente" (‪#‎sqn‬) equipe da Secretaria de Saúde não mantém Clínico Geral na unidade. Ao menos é o que informa o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Mesmo assim, o doutor Carlos Antonio Roman Quijano tem ido uma vez a cada 15 dias para realizar algumas consultas. 

A próxima sexta (4), é dia de atendimento dele, mas como ninguém atende o telefone pode ocorrer do médico chegar e não ter paciente agendado. Isso porque os pacientes ligam para saber se estão fazendo o agendamento. Se a resposta positiva a pessoa tem de ir até à UBS.

Para manter a carteira de vacinação em dia, os responsáveis precisam levar os filhos para a UBS de Botujuru [aquela construída pelo dr. Luiz!]. Por quê? A unidade não tem sala de vacinação.

Produção, qual é o objetivo destas medidas? Fazer com que a procura pela unidade desça até vocês darem a desculpa esfarrapada de que, pelo baixo atendimento, precisa fechar? A mesma conversa tosca que deram para a UBS do São José 2 e depois voltaram atrás?

Ou vocês estão mesmo com um plano em curso para forçar o inchaço do atendimento no Hospital? Apurei, ainda, que a UBS do Pau Arcado também não tem clínico cadastrado. Como faz? Todo mundo tem de ir para o HC? Com isso, as filas nunca acabam. Os horários sempre se alongam. 

Dá para deixar de adotar medidas com o intestino grosso e tentar, ao menos tentar, usar a massa encefálica? Onde ela fica? Na parte do corpo que conhecemos como crânio.

Seguem telas com a confirmação da falta de Clínicos Gerais na Vila Marieta e no Pau Arcado. Inventei? Não! É informação pública? Está errada? Consertem. Afinal, a última atualização aconteceu semana passada. Esqueceram ou estão usando de má fé?

Quer confirmar? Fique à vontade.
 <http://cnes.datasus.gov.br/>

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes