Novo escritório vira epicentro em Campo Limpo



[Artigo para um jornal no Ceará]

A terra não pára de chacoalhar em Campo Limpo Paulista, cidade a 57 km da Capital. A primeira cidade do interior paulista, coladinha na Zona Oeste da metrópole, vive uma crise nos moldes lulistas: "nunca-antez-na-histora-dezta-sidade". O motivo dos tremores e temores? O vice-prefeito, Marcos Roberto Martins, mais conhecido como Marcão, abriu um escritório no centro da cidade para poder prestar melhor atendimento à população. A notícia, divulgada pelo próprio vice-prefeito em rede social, foi recebida com escancarado desagrado por parte dos asseclas, apaniguados e afins que circulam no Castelo de Areia.

Desde que denunciou indícios de irregularidades na Secretaria de Educação onde atuou de junho a setembro, com direito a romper com o (des)governo e declarar-se "oposição", Marcão procurou meios de manter o seu compromisso em continuar ouvindo e auxiliando a população e, sobretudo, cobrando os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, em 2012. 

Tem sido uma constante suas ações para denunciar junto ao Ministério Público tudo o que é possível fazê-lo. Agora, ele abre as portas de um escritório e deve se fortalecer nas buscas pelas mudanças que ele sonhou, acreditou e, infelizmente, foi enganado, traído. 

O aprendizado está sendo amargo para todos, mas a lição vai ser passada uma única vez. Uma das vozes que mais 'gritam' ao seu ouvido é a do próprio pai: "Eu te avisei!". Outras pessoas também avisaram. Contudo, Marcão justifica que acreditou no discurso de um homem com cabelos brancos, 70 anos nas costas que vendia a ideia de querer corrigir erros do passado. É compreensível que tenha sido ludibriado assim como 36% dos eleitores.

OBJETIVOS
O novo escritório se abre tanto para quem acreditou na dupla (principalmente pelas esperanças depositadas no Marcão), quanto os que não queriam sua associação com o atual prefeito e, por isso, não votaram na dobradinha que se mostrou desastrosa. Desentendimentos à parte, fato é que uma vez eleito, seu trabalho não é para simpatizantes, mas para todos. Por mais que desagrade aos clãs Assis e Buckvieser, sua função é assegurada pela lei. Vão ter de engolir!

Essa história parece mesmo inacreditável, mas é verdade: um vice-prefeito perder espaço de atuação porquê o prefeito, que deve sua eleição ao preterido, embora asseclas, apaniguados e afins neguem até sob tortura, chega ao limiar do humor negro. Segundo o mandatário, eleito pela terceira vez -o que não é nenhum motivo de orgulho dado o descalabro que a cidade se encontra-, o vice-prefeito Marcos Roberto Martins, teria um plano para matá-lo. A "revelação" foi feita no final do período de transição em dezembro de 2012.

Quando rompeu definitivamente com o alcaide, depois de tentativas frustradas de entendimento, Marcão definiu o séquito de seguranças e o aparato com carro blindado como "circo". E ele não está errado. O problema é que o palhaço nisso não atende por nome de Zé nem de Quinca mas, sim, de "Povo".

SEM EXAGEROS
Fica o alerta à população, porém, que não se deve esperar que uma visita ao escritório do vice-prefeito vá diminuir os casos de Dengue, elevar salário do funcionalismo, melhorar a fluidez do trânsito, consertar o buraco na rua, recapear ou asfaltar, comprar material, terminar as construções, melhorar o hospital, resolver a falta de médicos etc. 

Tenho informações de que ele tem buscado ajudar dentro do que pode. Contudo, o poder executivo, ou seja, a última palavra continua sendo do Zé de Assis. Faço este alerta porque não demora vai ter gente querendo responsabilizar o Marcão pelo mato que cresce na calçada, pelo terreno baldio, pelo carro abandonado, pela escola incendiada, pelos carrapatos no São José e tantas outras desventuras que se abateram sobre a cidade. 

Acredito que com sua experiência como vereador e visão como vice-prefeito, ele pode orientar, com precisão, o que fazer, onde ir, a quem procurar. Contudo, resolver, executar, sempre vai depender da vontade do Zé de Assis e sua prefeita-virtual (aquela que disse que não ia se meter).

Ao vice-prefeito meus sinceros votos de que o seu novo escritório seja local de orientação, fomento de novas ideias, busca de soluções que beneficiem à população. Segundo o vice-prefeito, o local é simples, mas garante que terá "prazer em atender a população e receber os amigos".

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes