Preparação para a guilhotina



Dicas práticas para quem vai conhecer a navalha
do badameco-mor por mais dedicado que seja

Tenho dito que o badameco-mor não conhece essa história de ser agradecido a quem contribui com suas conquistas. É inteligente nunca ficar iludido(a) com o sorriso amarelo. Ele só tem interesse em quem lhe garanta vantagem. Se por qualquer motivo entender que você não tem mais utilidade, enquanto a canetada é sua prerrogativa, o golpe sempre virá. 

Induzido por língua de gente que arrotava desprendimento e dizia que não iria se envolver, o "sinhô-das-obra" já fez atrocidades e mais tem para executar. A vingança é um componente que envenena o sangue e faz azedar a alma.

Isso posto, cabe uma dica para os futuros nomeados. Afinal, até junho de 2016, veremos uma galeria com muitas e novas caras. Algumas prováveis, outras tão surpreendentes quanto os jarinuenses. Independente de quem venha, quer seja tecnicamente gabaritado ou politicamente empurrado goela abaixo, todos podem ter uma coisa: carisma.

Conquiste as pessoas. Mostre que se interessa pelos seus futuros subordinados e tenha interesse sincero. Não finja que se importa, porque as pessoas sentem suas reais intenções e o seu próprio corpo fala quando está mentindo no trato com alguém. 

Dentro da sua área de atuação, aproveite o máximo para manter contato com as pessoas que atuam no setor. Se for para Obras e Planejamento, aproxime-se dos engenheiros e arquitetos. Se for para Educação, mantenha vínculos com as redes pública e privada. Se for para Saúde, aprofunde sua rede. Aproveite o posto para travar conhecimento, trocar experiências, ouvir necessidades de líderes comunitários, presidentes de partido, líderes religiosos (católicos, protestantes, espíritas). 

Se um problema não for resolvido por capricho do badameco-mor (coisa comum), marque um almoço com a pessoa para contar tudo o que você tiver feito e como ficou apenas com o não. Se for um não justificado pela lei, apresente a legislação que estiver embasando. É melhor um não bem justificado, do que um silêncio infundado.

Digo enquanto cidadão e pela vivência como servidor. Uma grande parcela da população fica para lá de satisfeita, quando recebe informação com clareza. Muitos podem até discordar da resposta, mas se houver legitimidade, as pessoas ficam felizes por serem, ao menos, respeitadas. 

Seja sempre muito sincero, com a devida discrição e cuidado. Se entender que a pessoa tem caminhos para tentar "te fritar", não diga tudo. Apenas o que convir. Se no entanto, perceber que a pessoa merece confiança, não transpire a camisa, não suje sua mão para defender o badameco por "lealdade". Lembre-se: ele só será leal a ele mesmo. 

Reconheço que tem aquela coisa de pensar: 'ele me deu oportunidade'. Isso é um lado da moeda. O outro lado, é que você é nomeado como agente político. Logo, qualquer que seja seu posto, está lá para bem servir à comunidade e, não, endossar caprichos e assinar pela incompetência alheia.

Não tenho a resposta final. Existem outras questões que pessoas mais capazes do que eu podem te passar. Procure por elas. Se forem de oposição, mas você sabe que são experientes e capazes, marque encontro sigiloso e aconselhe-se. Espero que essas dicas te ajudem a exercer da melhor maneira possível as suas atribuições seja elas quais forem.

Como o badameco-mor vai querer te exonerar mesmo, até que isso aconteça, você terá ampliado seu leque de relacionamento. Pode até consolidar seu nome como liderança política. Quando sair, não vai levar somente o salário. Terá consolidado sua imagem, construído respeitabilidade.

Ao ser dispensado(a), aqueles que tiverem conseguido perceber seu valor, vão reclamar, protestar, enfim, vão comprar sua briga. Vai reverter? Provavelmente, não. Gente que se acha monarca soberano, não retrocede, pois acha que rever posição é sinônimo de fraqueza. Visão de gente atrasada e pequena. 

Desejo aos futuros contratados e aos próximos guilhotinados um melhor aproveitamento de suas atribuições.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes