Simulação virtual atrai a atenção dos situacionistas


Ontem (17), combinei com os moderadores do grupo Debate Campo Limpo Paulista que iria simular um rompimento com eles. A seguir, a postagem de simulação e a justificativa da ação virtual.

SIMULAÇÃO
COMUNICADO OFICIAL
Depois de algum tempo caminhando "juntos" no mundo virtual, venho comunicar que não dá mais para manter parceria com os senhores Cesar Oliveira, João Prado, Guilherme Hilário, David DeLira.
As razões para isso? Seguem:
César Oliveira, como idealizador do grupo, não me permite dizer tudo o que quero. Faz uma censura desnecessária.
João Prado quis se fazer de amigo, pagou cheque com "um milhão de agradecimentos", ofereceu a casa para repouso, mas era só fachada. Na verdade, está aí só fazendo base eleitoral e querendo usar as funções de conselheiro para se promover.
Guilherme Hilário também me propôs parceria na criação de um veículo, mas percebi que só queria me usar com a proposta financeira que foi feita. Um oportunismo que me ofende.
David Lira é um contador que nem mora na cidade, tem residência em São Paulo e no litoral e quer dar pitaco na política local. Eu também não moro, mas tenho 10 anos de história na Prefeitura e fui ofendido durante todo o período eleitoral pela trupe que hoje ocupa o poder.
Por que não saio do grupo? Porque neste momento, apesar de ter sido uma iniciativa do sr. Cesar, com parceria desde o início dos senhores Hilário e Prado e, mais recentemente, do sr. Lira, o espaço já transcende os ditames dos próprios administradores.

Como parte da simulação, os comentários incluíram afirmações que traduzem o pensamento corrente entre os situacionistas. Coisas como:

"Será que foi alguma compra de ontem....kakakaka"

"teve algum contrato emergencial de Assessor de Imprensa ontem ou hoje, ou esses dias......kakakak"

"Somos ruins depois de anos juntos?kkk"

"O Emanuel Moura está falando sobre minhas residencias igualzinho um apaniguado...rsrsr Outro dia teve um rumor orquestrado igual a este aqui...Será? Todos juntos e misturados Até tu Manu?"

"Será que o Emanuel Moura, vai ocupar o cargo de assessor da parte de dentro?"

"Podem zombar. Quem viver, verá."

"Vixi João Prado...Já está juntinho! Perdemos um companheiro?"

"Quando refiro-me a ¨um tal¨, é o meu modo carinhoso de tratar vendidos...por exemplo...rsrssrr"

Diante do "embate" a repercussão foi imediata bem no ninho. As citações eram que as 'máscaras caíram', os 'olhos se abriram' etc.


JUSTIFICATIVA
SIMULAÇÃO VIRTUAL, A GENTE DESFAZ
ACUSAÇÃO NO MUNDO REAL NEM SEMPRE É POSSÍVEL

Fiquei perplexo com a repercussão da postagem sobre meu hipotético rompimento com os moderadores do grupo. Editei o post apenas para provocar a reflexão em um assunto que, infelizmente, no mundo real sempre é muito utilizado em período eleitoral.
O post publicado no período da tarde provocou susto, tristeza a uns, preocupação para outros e vibração em alguns tantos. Pensei que iria demorar pelo menos até o final da tarde de amanhã para poder esclarecer o que realmente estava acontecendo. Mas, dada a repercussão e como precisei me ausentar no início da noite, o Gustavo Arruda postou a arte do "Malandro" e estancou possíveis desdobramentos.

Até outubro, vamos ver, ler e ouvir a troca de acusações de todos os lados. Vamos ter desde blogs que aparecem com companheira lésbica da presidente Dilma Rousseff (coisa hedionda usada na eleição de 2010), até acusações escabrosas que podem detonar irremediavelmente a reputação de qualquer pessoa.

Esta semana, foi visto material SEM ASSINATURA, com o objetivo de pisotear a imagem de duas personalidades políticas. A mesma estratégia foi usada em 2012 contra o Luiz Braz quando ele foi acusado de ter chamado os moradores do São José de "favelados" em tom de desprezo. A diferença é que agora, as acusações são ainda mais virulentas.

No caso do Luiz Braz, como muitas pessoas repassam o peixe sem saber se é podre ou não, a mentira repercutiu e causou muita animosidade assim que foi distribuída.

A postagem contra Cesar Oliveira, João Prado, Guilherme Hilário e David DeLira seguiu um critério de redação: APRESENTAR ACUSAÇÕES INFUNDADASSob nenhuma circunstância eu poderia provar qualquer um dos argumentos que usei contra os supracitados.

Como já disse antes, até outubro deveremos ver aparecer com frequência os boatos, uns com apoio de alguma mídia porca, outros apenas espalhadas no boca a boca, com serviçais que ficam andando de ônibus, sentado nos botecos, tricotando nas filas da mercearia, da Casa Lotérica, do banco etc.

Infelizmente, este episódio atinge poucas pessoas diretamente. Somos quase 80 mil moradores e superamos a marca dos 54 mil eleitores. Contudo, acredito que desenvolvermos cautela e usarmos a velha canja de galinha, todos podem sair ganhando, e muito.

Os ânimos têm estado bastante alterados por uma série de fatores. Ao contrário do que já fomos acusados (eu e alguns outros membros) não incitamos a violência e condenamos qualquer ação que resulte em depredação do patrimônio ou agressão física a quem quer que seja.

Reconheço que sou pesado com as palavras em muitos momentos, mas o corpo de qualquer pessoa, para mim, jamais poderia ser usado para descarregar qualquer rancor. Isso é coisa para bestiais e, por mais antagônicos que sejamos não acredito que o olho por olho, dente por dente, seja uma política social praticável.

Minha ira fica descarregada nas palavras em função do somatório de coisas que ouço e vejo acontecer. Constantemente, somos bombardeados com informações para as quais não consigo dar de ombros.

Precisamos, com urgência, elevar a qualidade do modo de fazer política em nossa cidade. Temos de sair deste lugar-comum e baixíssimo da troca de acusações gratuitas, sem a menor possibilidade de comprovação e com danos muitas vezes irreversíveis.

Merecemos e precisamos de processos eleitorais onde seja possível discutir ideias (oposta a fantasias), apresentação de propostas (diferente de promessas), execução de políticas públicas sérias (não favores mesquinhos).

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes