Aprovações espúrias. Exigências sem nexo


Na pegada do "mundo-aldeia", de repente, o deputado que foi parar no lixo virou piada e uma pá de brasileiros dizem desejar fazer o mesmo por aqui. Entretanto, o arroubo de ira dos ucranianos ao jogar um dos seus representantes no recipiente é apenas uma versão pós-moderna de um instinto primitivo. Algo que, sob nenhuma perspectiva civilizada, deveria ser aprovado.

Cá pelos trópicos, se queremos moralidade, não corrupção, o ataque tem de começar na base, ou seja, no povo. Os políticos não são nada mais, nada menos, do que reflexo do que somos em maioria. NÃO VÃO SURGIR GESTORES PERFEITOS DE UMA MASSA IMPERFEITA.

Não vão surgir gestores que são workholic (viciados em trabalho) de uma massa que exalta o ócio. Político não vem de Marte, emerge do povo.

Ontem, estive em uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Campo Limpo Paulista. Foi a 34ª que presenciei das 36 que aconteceram desde o início da 12ª Legislatura Municipal. 

Sempre considerei inadmissível o fato da casa só ter arrastão de gente mediante alguma pauta conflituosa. No meio de mais de 50 mil eleitores, mais de 74 mil habitantes, não seria possível que moradores, líderes comunitários, presidentes de partidos e entidades acompanhassem as atividades parlamentares?

São apenas 112 lugares (salvo engano). Mesmo assim, não se ocupa nem metade com pessoas que tenham potencial de influenciar a sociedade.

De um lado, a menos de 20 dias da eleição, ainda aparecem 15% de pessoas que não decidiram em quem vai votar. De outro, temos uma apologia a não ler, não ouvir, não assistir, muito menos pesquisar a vida da enxurrada de candidatos que surgem como pó.

O volume de interessados em votar branco ou nulo seria suficiente para colocar qualquer um dos últimos colocados nas intenções de voto no segundo turno. Com esta postura, pensam estar prestando um grande serviço à nação. Quando, na verdade, apenas estão diminuindo o volume de votos válidos a partir do qual é calculado o coeficiente eleitoral. Assim, facilitam para que permaneçam os mesmos pilantras que hoje condenam.

Reivindica-se representantes de qualidade, incorruptíveis, que vão dar sangue, suor e lágrima para representar este ou aquele município, este ou aquele grupo social. No entanto, as reuniões de associações de moradores, que acontecem ali na esquina, uma vez a cada castanha, sempre é carente de quórum.

Todo mundo quer parlamentos de padrão nórdico, e a massa se comporta como cidadão de 5ª categoria. A esmagadora maioria sequer se importa com a reunião de pais e mestres nas escolas onde os portadores de seus códigos genéticos estudam. E ainda se queixam da qualidade de quem está nas câmaras, assembleias e congresso nacional?

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes