BRASÍLIA: INSPIRAÇÃO MODERNA PARA JORGE AMADO






Se Jorge Amado fosse vivo, ele teria farto material para falar sobre a prostituição, promiscuidade, picaretagem, patifaria que ganha cada vez mais proeminência no putrefato país tupiniquim.

É de sua lavra as peripécias sexuais executadas pelos barões do cacau no Bataclã, que ficava localizado no centro histórico, orla marítima de Ilhéus, minha cidade natal.

O estabelecimento era o antro no qual as únicas mulheres autorizadas eram a cafetina e as prostitutas contratadas para dar vasão à promiscuidade dos abastados e até dos miseráveis que torravam o salário de um mês em uma noite.

Se vivo estivesse, Jorge Amado, com certeza, "viajaria na maionese" recontando muitos atos promíscuos tendo como cenários, ambientes bem mais pomposos que o diminuto Bataclã. Cada capítulo seria relatado em ambientes suntuosos como a Esplanda dos Ministérios, os Palácios da Alvorada, da Justiça e, claro, o Congresso Nacional com suas cúpulas mutiladas e complementares (um fatídico simbolismo).

Os cenários das tramas contariam, ainda, com residências "oficiais" cujos atos praticados em seu interior são oficiosos. E qualquer ato vai muito além de qualquer nudez dos deformados corpos físicos com banhas despencantes e celulites gritantes.
Amado teria a possibilidade de relatar "causos" nas residências de presidentes de Câmara, Senado e vice-presidente, além dos apartamentos funcionais utilizados pelos pobrezinhos que não podem alugar uma casa ou apartamento para suas breves estadias entre os candangos.

As deformações físicas dos seres que rastejam ou se espreitam nas sombras da planície central brasileira, em nada se equiparam, às deformações morais. As cópulas não são entre corpos, mas entre mentes putrefatas que, obviamente, só pode dar à luz crias monstruosas.

Até quando isso? Não sei. Não acredito em purificação milagrosa, pois quem escolhe os nomes para desfilar nestes corredores de imoralidade integram uma massa que no público, grita por moralidade, mas no privado, pede vantagem, favorecimento, privilégio. Tombarei sem ver a mudança. Mas não tombarei mudo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes