Durval Orlato jura que sabe arrumar alguma coisa





O NAUFRÁGIO JUNDIAIENSE SOB AS GARRAS
DO PETRALHISMO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

O maior desafio da sociedade, fator de desenvolvimento, participação e cidadania é o investimento em Educação de qualidade. O conhecimento e a informação são condições básicas para o exercício da cidadania.
RESULTADO:
Meta generalizada e não indica os fatores para avaliação. Só mais um embromation petralha.

Revitalização do sistema de merenda escolar, garantindo uma alimentação saudável nas creches e nas escolas, prevendo ainda: a realização de concurso para o cargo de cozinheira; oferecer merenda escolar também no período noturno; e priorizar a distribuição de frutas tradicionais da cidade na merenda, como uvas e morangos;
RESULTADO:
Merenda viveu seu pior momento na Gestão Bigardi / Orlato.

Nossa proposta é pela democratização do conhecimento, a construção do saber e por uma Educação que se ponha a serviço das famílias, combatendo todo o tipo de exclusão.
RESULTADO:
De que forma? Meta ampla, sem indicadores para avaliação. Outro embromation petralha.

Estabelecer um padrão de qualidade na rede municipal de educação, de forma a garantir o bom atendimento a todos os alunos, sem restrição.
RESULTADO:
Quais os padrões de qualidade? Não foram explicitados. Apenas a avaliação do IDEB, que a meta era de 6.3 e foi de 6.8, para o Ensino Fundamental I. Mesmo assim, em 2013, Jundiaí ficou entre as posições 160 e 219 no ranking nacional e 2015, ficou na posição 244, considerando 317 municípios. Ambos, em cidades com mais de 200 mil habitantes. JUNDIAÍ CAIU NO RANKING.

Ampliação das escolas em tempo integral
RESULTADO:
Ampliou com a reforma de 2 escolas, uma com 70 vagas e outra com 37, apenas para constar como aumento de escolas, mas não resolveu a necessidade por grandes escolas e mais vagas.

Adesão, de forma plena, ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo federal, seguindo todas as diretrizes pautadas em resultados de avaliação de qualidade e de rendimento dos estudantes;
OBSERVAÇÃO:
Isso era OBRIGATÓRIO. Não era mérito nenhum, apenas exigência do MEC.

Aprimorar a política de entrega dos uniformes e materiais escolares, assegurando sua qualidade e prazos de entrega.
RESULTADO:
Não houve avaliação sistemática da qualidade dos uniformes, a partir de indicadores que a população conheça. Sempre houve atraso na entrega de uniformes e há muita reclamação sobre a qualidade deles.

Valorização dos profissionais da Educação, com isonomia salarial nas funções da educação com elevação salarial e revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários;
RESULTADO:
Os professores ficaram de fora das categorias da prefeitura que tiveram reestruturação salarial.

Investimentos em formação permanente dos educadores e promover a troca de experiências interna e entre os parceiros
RESULTADO:
Ineficiente.

Cumprimento da jornada de trabalho definida pelo piso nacional dos professores;
RESULTADO:
Cumpriu, mas em função do formato utilizado, com a redução de 1/3 da jornada trabalhada na escola, os professores passaram a ter direito a 4 horas de trabalho em local de livre escolha, sem alunos. Isso causou prejuízo no tempo didático e pedagógico e fez desses professores, andarilhos, porque nem todas as escolas conseguiram organizar essas horas consecutivas, criando “janelas” entre aulas. Como exemplo, trabalham na escola uma  ou duas horas,  ficam outra sem trabalhar e retornam para outra aula.

Reestruturação na oferta de vagas, garantindo à criança e ao adolescente a creche e a escola mais próximas de sua casa;
RESULTADO:
Não aconteceu porque o déficit de vagas para creche é  de 2700 vagas.

Realização de gestão e parcerias junto ao governo federal e ao governo estadual para a implantação de uma Universidade Pública em Jundiaí.
RESULTADO:
Conseguiu apenas implantar o Instituto Federal de Educação, com formação em nível técnico superior, sem cursos de bacharelado ou licenciatura, mas não cumpriu a meta da implantação de uma Universidade Pública.

Eliminação do déficit de vagas na educação de zero a 5 anos, atendendo plenamente a atual demanda.
RESULTADO:
O déficit em 2012 era de 1700 vagas, passou atualmente para 2 700 vagas.

ENGANAÇÕES NÃO CUMPRIDAS
Frente aos desafios de combate à exclusão social e de inclusão democrática de todos numa sociedade justa e cidadã, a dinamização de uma política educacional para Jundiaí da creche à universidade faz parte do nosso compromisso de governo.

Implantação de cursos pré-vestibular gratuitos.

Reestruturação da proposta pedagógica voltada ao atendimento de jovens e adultos, organizando um currículo voltado ao mercado de trabalho e que considere as diversidades, incluindo lazer e cultura no processo educacional.

Erradicação do analfabetismo.

Implantação nas escolas de eficientes sistemas eletrônicos de vigilância e alarme.

Criação do PROUNI Municipal, possibilitando o acesso de mais jovens ao ensino superior e com parcerias de estágio para trabalho técnico e social.


Implantação do Programa Professor da Família, buscando recuperar os alunos com déficit de aprendizagem no processo educacional.

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