Homenagem aos servidores públicos


Como hoje é Dia do Servidor Público, os soldadinhos de chumbo não terão tempo ou meios de acessar os conteúdos. Os que têm acesso em casa, estão dizendo que não vão 'estragar o dia de folga' lendo as postagens no grupo. Tudo bem. A jornada normal recomeça amanhã. Aproveitem hoje, porque vem bombardeio pesado depois.

Ressalvas porém, a quem é servidor, mas não é soldadinho de chumbo. Gente que não vende a alma por nada e a ninguém. A vocês, parabéns pelo dia. 
Tenho plena certeza que mereceriam muito mais que apenas um dia de folga. Felizmente, posso falar de cátedra, pois já estive na mesma condição. O fato de não estar mais entre os mesmos, não me torna um escarnecedor de todos gratuitamente. Reconheço e ressalto a dedicação daqueles que sempre buscaram, buscam e buscarão cumprir com suas atividades da melhor maneira possível. 

Muitas vezes engolindo brejos inteiros de uns apedeutas que se tornam chefe quando não serviriam nem para capacho. Funcionário que se "vira nos 30" para acalmar o cidadão iracundo que se recusa a ouvir e desconta justamente em quem não pode resolver. Funcionários criativos que dão nó em pingo d'água para cumprir com seus deveres e assegurar os direitos dos cidadãos. Tem ainda o caso corriqueiro de servidor que precisa gritar no banheiro por causa daquela "otoridade" que chega com peito de pomba achando que não precisa pedir, apenas mandar. 

Apesar de todos os reveses que detectamos na lida diária, existem e sempre existirão, homens e mulheres, jovens e idosos, que exercem suas atribuições, qualquer que sejam, com esmero.

Enquanto população, via de regra, aplicamos muito tempo falando de quem atendeu mal, mas poucas vezes (quase nunca) damos nomes quando o trabalho foi executado. Outras vezes, enquanto servidores, gasta-se muito tempo remoendo as falas e ações do cidadão que não soube se posicionar, gritou, agrediu, ofendeu. Em qualquer situação, é importante lembrar que em cada ponta da corda o que temos são seres humanos. Não são bichos. Podem estar com motivações escusas, mas ainda assim serão gente.

Reconheço que é um exercício difícil identificar o joio do trigo. Para a população não há uma etiqueta ou aureola que faça distinção entre o funcionário público que honra o rótulo de "servidor", ou seja, aquele que serve, daquele que prostitui a função com o "aquele que quer ser servido". Também para o servidor é difícil perceber quando o cidadão chega com necessidade real de alguma coisa ou quando quer apenas tirar proveito de uma situação.

Hoje, porém, não quero me alongar falando do ruim. Quero só parabenizar pelo positivo. Agradecer a professores, diretores, zeladores, merendeiras, guardas municipais, recepcionistas, atendentes, assistentes, assessores, caseiros, motoristas, coordenadores, engenheiros, arquitetos, advogados, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, enfim, são milhares de pessoas nas esferas municipais, estaduais e federais. Gente que as vezes fica ofuscada pelos holofotes que só apontam para o que não presta. Quem sabe um dia nosso povo receba educação o suficiente para aprender a execrar quem precisa e exaltar quem merece. Talvez seja muito utópico, mas uma pequena dose de utopia pode nos ajudar a construir um mundo melhor.

Que os servidores que enobrecem a categoria consigam se recordar de cada ação sua que não virou manchete de jornal, não foi registrada por nenhum fotógrafo, não se tornou objeto para moção de aplauso, não rendeu condecoração, homenagem, placa, troféu ou medalha, enfim, não virou conteúdo promocional. Mesmo assim, foi uma atitude sigilosa, testemunhada apenas pelas paredes de alguma sala, mas que todo dia ajudam a construir a nossa sociedade. Ações que mesmo executadas na pequena dispensa de uma escola, não constrói apenas uma cidade, faz o Brasil. Ninguém vai saber. Poucos vão reconhecer publicamente, mas o grande mérito está na consciência tranquila, no coração sereno e grato a Deus por poder desempenhar seu trabalho com honestidade, sustentar sua família com dignidade e estar sempre de cabeça erguida. Peito aberto, sim, mas não para detratar ninguém apenas para dizer que sente orgulho do que faz.

Parabéns aos servidores que honram este título.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes