Como se livrar de quem é melhor do que você



Hoje, aprendi uma nova modalidade de atuação na gestão de recursos humanos no poder público, para aqueles que exercem cargos em comissão. Primeiro, você explora o servidor até a última gota. Daí, depois que os procedimentos básicos já foram devidamente anotados e copiados, os responsáveis mandam "cantar", por algum recepcionista –diretores e coordenadores estão ocupados demais para tal–, a seguinte mensagem: "Hoje, é seu último dia nesta função. A partir da semana que vem, você aguarda em casa para saber suas novas atribuições".

O servidor fica decepcionado por receber a informação de modo tão frio, já na última hora, do último dia útil, daquela semana que se sentiu importante na prestação de serviços, não a este ou àquele gestor, mas ao cidadão. Depois de alguns dias 'aguardando ser chamado', um balde de água fria é virado sobre a cabeça da pessoa. Melhor, o indivíduo é mergulhado num tambor de nitrogênio.

Hoje, eu fui o mergulhador de meu pobre ex-colega de Prefeitura. Foi eu quem lhe transmiti a notícia que seu nome já figura no Portal da Transparência –o mesmo que ia ser criado em 2013, mas já tem publicações desde 2011–. Quando contei, a reação foi: "Ah, é? E quanto eu vou receber?"

Seria cômico, não fosse trágico. O nome do ex-servidor já está na lista dos que tiveram rescisão do contrato de trabalho ao menos desde o dia 9 de fevereiro. Hoje, por boca de terceiros, a minha, é que a informação se tornou clara e indiscutível. Forma bastante gentil de atuação, não? Enfim, é a tão sonhada mudança que foi slogan de campanha. Pelo menos esta promessa está sendo cumprida em tempo recorde.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes